Crédito do Trabalhador já pode ser contratado direto nos bancos
Trabalhadores poderão acessar crédito diretamente pelos bancos, facilitando a contratação. Nova modalidade promete aumentar a qualidade do programa, que já movimentou R$ 8 bilhões em seu primeiro mês.
O programa Crédito do Trabalhador será disponibilizado diretamente nos bancos a partir de 25 de abril de 2025.
Os trabalhadores com carteira assinada poderão contratar o crédito sem precisar do aplicativo da CTPS Digital. A portabilidade entre bancos começará em 6 de junho.
Durante o evento CNN Talks em Brasília, o secretário de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto, informou que o programa atingiu R$ 8 bilhões em empréstimos no primeiro mês.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a qualidade do programa será melhorada com essa nova modalidade, afirmando: “Acredito que, a partir do dia 25, as coisas vão mudar.”
Para obter o crédito, os bancos avaliarão:
- Tempo de trabalho
- Salário
- Garantias oferecidas
Os trabalhadores podem optar por usar até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória como garantias, mas também podem optar por não apresentar garantias.
O trabalhador não pode comprometer mais de 35% de sua renda com as parcelas mensais. Em caso de desistência, ele tem 7 dias, a partir do recebimento do crédito, para devolver o valor total.