Crédito do Trabalhador começa a ser oferecido diretamente por bancos nesta sexta. Veja o que muda
Trabalhadores do setor privado agora têm acesso mais fácil ao crédito consignado, com opções disponíveis diretamente em aplicativos e WhatsApp. A mudança visa facilitar a contratação e ampliar o alcance do empréstimo para 47 milhões de empregados e microempreendedores.
Modelo de crédito consignado CLT para trabalhadores do setor privado entra em nova fase a partir de 25 de novembro.
Bancos e instituições financeiras agora podem oferecer empréstimos diretamente em seus canais, como aplicativos e WhatsApp.
Antes, a contratação só era possível pelo aplicativo da carteira de trabalho digital, com intermediação governamental.
Esse tipo de empréstimo permite o desconto das mensalidades na folha de pagamento, reduzindo o risco de inadimplência e resultando em taxas de juros mais baixas.
A nova linha é destinada a todos os empregados com carteira assinada e microempreendedores individuais (MEI), abrangendo cerca de 47 milhões de pessoas. Mais de 1,5 milhão já contrataram o empréstimo.
Perguntas e Respostas sobre o consignado CLT:
- Como vai funcionar? O trabalhador solicita crédito pelo app da Carteira de Trabalho Digital, autorizando acesso aos seus dados pelas instituições financeiras.
- Quanto tempo para receber ofertas? O trabalhador receberá ofertas em até 24h após a autorização.
- Como será feito o desconto? As parcelas serão descontadas mensalmente na folha do trabalhador via eSocial, respeitando a margem de 35% do salário.
A partir de agora, contratações também poderão ser feitas pelos canais eletrônicos dos bancos.