HOME FEEDBACK

Cotados para 2026, Caiado, Zema e Ratinho Jr. disputam espólio de Bolsonaro em feiras agrícolas

Governadores da direita intensificam articulações em feiras do agronegócio visando a corrida presidencial de 2026. Com críticas ao governo Lula e promessas de união, eles buscam ocupar o espaço deixado por Jair Bolsonaro.

Governadores da direita se destacam na disputa pela sucessão presidencial de 2026, disputando o apoio do agronegócio, herança do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Este fim de semana, após a abertura da Expozebu em Uberaba (MG), três governadores — Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e Ratinho Junior (Paraná) — participarão da Agrishow, de 27 a 28 de abril, em Ribeirão Preto. O evento é a maior feira agrícola do Brasil, com previsão de gerar R$ 15 bilhões em negócios.

Além deles, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é cotado como potencial candidato, apesar de estar em seu primeiro mandato. Bolsonaro, que está se recuperando de uma cirurgia em Brasília, foi um grande apoiador do agronegócio durante sua presidência.

Recentemente, houve tensão entre o evento e o governo federal, iniciada pela presença de Bolsonaro em um ato no ano passado que levou ao cancelamento da cerimônia de abertura da Agrishow. Para 2024, a abertura foi antecipada para evitar conflitos, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin.

No final de semana, Zema e Caiado criticaram as invasões de terra e o governo Lula, propondo união da direita para vencer o PT em 2026. Zema enfatizou a importância de um governo técnico que apoie o setor produtivo.

Tarcísio tem compromissos na Agrishow para anunciar um pacote para o agro, enquanto Ratinho Jr. estará presente para receber o prêmio Joia do Agro. O Fiagro paranaense, recém-lançado, tem a meta de alavancar R$ 2 bilhões para o financiamento de atividades agrícolas.

Leia mais em folha