Coreia do Sul dispara tiros de advertência após soldados do Norte cruzarem linha militar
Soldados norte-coreanos cruzam linha de demarcação militar, provocando tiros de advertência do Exército sul-coreano. A situação ocorre em meio a aumento de atividades militares e tensões entre as duas Coreias.
Exército da Coreia do Sul disparou tiros de advertência após soldados da Coreia do Norte atravessarem a linha de demarcação militar.
O incidente ocorreu nesta terça-feira (8), por volta das 17h, na área leste da zona desmilitarizada.
A transmissão e os disparos de advertência foram feitos depois que cerca de dez soldados norte-coreanos cruzaram a linha e retornaram.
Alguns desses soldados estavam armados. O Exército sul-coreano acredita que a travessia pode ter sido um erro durante atividade de reconhecimento.
Desde junho de 2024, houve pelo menos três incidentes desse tipo, refletindo um aumento de atividade perto da fronteira de demarcação.
O presidente interino da Coreia do Sul, Han Duck-soo, reafirmou a prontidão diante de provocações após a destituição do presidente Yoon Suk Yeol.
No dia anterior, o Exército sul-coreano destacou que cerca de 1.500 norte-coreanos estavam envolvidos em obras na zona desmilitarizada durante exercícios militares de Pyongyang.
A Coreia do Norte lançou múltiplos mísseis balísticos recentemente, em resposta a exercícios conjuntos da Coreia do Sul e Estados Unidos, que rotula como provocativos.
As manobras da Coreia do Sul visam fortalecer a aliança e a prontidão para ameaças, como a Coreia do Norte.