Coreia do Norte sedia 1ª maratona em seis anos com homenagem ao avô de Kim Jong-un, fundador do país
Maratona de Pyongyang marca o retorno de eventos internacionais ao país após a pandemia. A corrida, que homenageia Kim Il-sung, atraiu centenas de atletas e espectadores.
Coreia do Norte realiza sua primeira maratona internacional desde 2019, em Pyongyang, com participação de centenas de atletas.
O evento, realizado no último domingo, 6, contou com aplausos de espectadores e teve corredores estrangeiros competindo na corrida que celebra o nascimento de Kim Il-sung, em 1912, avô de Kim Jong-un.
A maratona é considerada o maior evento esportivo internacional do país, proporcionando uma rara oportunidade de correr pelas ruas da capital sob supervisão local.
A última edição aconteceu em 2019, antes da pandemia de covid-19, que fechou as fronteiras. Em 2019, aproximadamente 950 ocidentais participaram, aumento significativo em relação a 450 em 2018.
Para 2025, aproximadamente 200 corredores estrangeiros e mais de 200 norte-coreanos eram esperados, de acordo com Simon Cockerell, diretor da Koryo Tours.