HOME FEEDBACK

Copom deve manter taxa Selic em 15% ao ano hoje, após sete aumentos seguidos

Expectativa é de manutenção das taxas de juros no Brasil e nos EUA, com o mercado financeiro projetando estabilidade na Selic e no intervalo do Fed. Economistas destacam a cautela necessária diante das incertezas globais e os desafios inflacionários.

Superquarta marcará decisão dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos sobre juros nesta quarta-feira (30).

No Brasil, espera-se que a Selic permaneça em 15% ao ano após sete aumentos consecutivos.

O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa de juros em setembro de 2024 para controlar a inflação, a mais alta desde julho de 2006. A expectativa é de que os juros sejam mantidos nesse patamar durante o ano.

A pesquisa revelou que 96% dos economistas acreditam na manutenção da taxa. Apenas um pequeno grupo prevê um aumento para 15,25% ao ano.

Embora dados recentes mostrem melhora da inflação, a comunicação do Copom indicará a manutenção dos juros elevados devido à incerteza global e possíveis impactos nas exportações brasileiras.

Nos EUA, o Federal Reserve deve manter as taxas entre 4,25% e 4,5% desde dezembro. Há uma chance de 97% de manutenção, segundo a ferramenta FedWatch.

Os dirigentes do Fed não pretendem reduzir as taxas em breve e devem considerar cortes apenas em setembro, dependendo da inflação. Donald Trump pressionou para a diminuição dos juros, mas um pedido para o Fed abrir reuniões ao público foi negado.

Leia mais em valorinveste