“COP30 tem de dialogar com agro”, diz Barbalho na Agrishow
Governador do Pará destaca a importância da inclusão do agronegócio na COP30. Barbalho defende que a conferência deve promover um diálogo plural e mostrar práticas sustentáveis do setor produtivo.
Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) destacou, nesta 2ª feira (28.abr.2025), que a COP30 em Belém precisa ser plural e incluir o agronegócio.
Barbalho enfatizou a importância do setor produtivo: “A COP precisa dialogar com o agro e mostrar exemplos de produção responsável”. Ele participou da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorre até 6ª feira (2.mai).
O governador declarou que a COP não deve ser ideológica, mas sim uma oportunidade para o Brasil mostrar suas iniciativas positivas na produção de alimentos.
O Ministério da Agricultura, liderado por Carlos Fávaro, está em diálogo com o agronegócio para garantir uma participação estruturada na conferência e evitar conflitos.
Barbalho também mencionou os desafios enfrentados pelo agronegócio, como altas temperaturas e queimadas que reduzem a produção.
Apesar de ser o único governador da base de Lula presente na Agrishow, Barbalho minimizou a questão e afirmou que a feira é um evento nacional, devendo ser prestigiada por todos os brasileiros.