HOME FEEDBACK

Coordenador de comitê sobre tarifaço, Alckmin discute taxação de Trump com representantes de big techs

Alckmin busca apoio de big techs para reverter tarifas americanas que impactam produtos brasileiros. O vice-presidente lidera negociações estratégicas enquanto o governo brasileiro estuda respostas às restrições de Trump.

Planalto discute tarifas de Trump com big techs

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) se reuniu nesta segunda-feira (21) com representantes de grandes empresas de tecnologia dos EUA, como Google, Meta e Apple, sobre as tarifas de importação anunciadas pelo presidente Donald Trump.

Alckmin, que está no exercício da Presidência devido à viagem de Lula ao Chile, lidera um comitê do governo federal para negociar uma resposta às tarifas.

Em 9 de julho, Trump enviou uma carta a Lula estabelecendo uma taxa de 50% para produtos brasileiros, justificando parte da decisão como resposta a “ataques do Brasil contra eleições livres”.

Lula chamou a decisão de "chantagem inaceitável" e indicou que medidas estão sendo estudadas para a negociação. Uma dessas medidas inclui a regulamentação da Lei da Reciprocidade, permitindo ao Brasil suspender concessões comerciais e investimentos em resposta a tarifas que afetem sua competitividade.

Alckmin, acumulando o cargo de ministro do Desenvolvimento, iniciou a coleta de opiniões de setores impactados pela tarifa. Ele já se reuniu com representantes da indústria e do agronegócio e está programado para conversar com a Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu e com a Fiergs.

Leia mais em globo