Conta de luz volta a ter taxa extra com bandeira amarela para bancar térmicas em maio
Taxa extra na conta de luz será de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos devido à bandeira amarela. A Aneel destaca a importância de manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios em um cenário energético desfavorável.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a conta de luz terá uma taxa extra a partir de maio, devido à implantação da bandeira amarela. A taxa será de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos.
A bandeira será acionada devido à baixa de chuvas na transição entre o período chuvoso e o seco. As previsões indicam que as chuvas e vazões nos reservatórios ficarão abaixo da média.
Desde dezembro, os consumidores não pagavam taxa extra. A Aneel destacou que a situação da geração de energia hidrelétrica piorou, resultando no maior acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para gerenciar custos em momentos de baixa oferta hídrica e informar os consumidores sobre o estado energético.
A Aneel também ressaltou a importância de manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
A volta da taxa extra pressiona a inflação, que está em desaceleração, mas ainda acima do teto da meta do Banco Central, aumentando as expectativas de uma nova alta na taxa de juros.
Conforme o IBGE, o IPCA-15 encerrou abril em 0,43%, diminuindo em relação ao mês anterior, mas ainda enfrenta pressão nos preços de alimentos, totalizando uma taxa de 5,49% em 12 meses.