Considero apropriado manter os juros no nível atual por algum tempo, diz Kugler, do Fed
Diretora do Fed acredita que manter as taxas de juros inalteradas é crucial para controlar a inflação. Ela ressaltou as pressões inflacionárias vindas da guerra comercial e a resiliência da economia americana.
Adriana Kugler, diretora do Federal Reserve (Fed), defendeu que o banco central americano deve manter as taxas de juros inalteradas no momento, devido à inflação acima da meta e à guerra comercial que pode impactar os preços nos próximos meses.
Durante um evento em Washington, Kugler afirmou: "Vejo pressões inflacionárias das políticas comerciais e espero mais avanços no índice de preços ao longo deste ano." Ela ressaltou que as tensões comerciais são um fator central para a economia dos Estados Unidos.
A economia americana continua resiliente, com o mercado de trabalho quase em pleno emprego. Contudo, a inflação permanece acima da meta de 2% ao ano, com pressão adicional das tarifas. Kugler observou que não houve progresso no índice de preços nos últimos seis meses.
Ela afirmou que os últimos indicadores já mostram o repasse dos custos das tarifas aos consumidores. Por isso, considera adequado manter os juros inalterados "durante algum tempo".
Kugler destacou que essa postura ainda restritiva é crucial para ancorar as expectativas inflacionárias de longo prazo. Futuros ajustes dependerão dos dados econômicos, das projeções em evolução e da avaliação dos riscos para ambos os lados do mandato do Fed.