Confusão entre Kim Kataguiri e Célia Xakriabá marca aprovação de projeto sobre licenciamento ambiental na Câmara
Confusão e ofensas entre deputados marcam votação de projeto que altera regras de licenciamento ambiental. A situação acirrou os ânimos e exigiu intervenção da Polícia Legislativa para conter os ânimos no plenário.
Confusão marca votação de projeto de lei sobre licenciamento ambiental na Câmara
A aprovação do projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental gerou tumulto na madrugada desta quinta-feira (17).
O desentendimento começou às 2h30, quando o deputado Kim Kataguiri (União-SP) ofendeu a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) durante a discussão.
Xakriabá, usando um cocar sagrado, respondeu dizendo que a ofensa era um “racismo televisionado” e deixou o plenário em meio a gritos.
A situação se agravou com ironias de outros deputados, culminando em ferimentos do deputado Coronel Meira (PL-PE) por uma caneta durante a confusão.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou chamar a Polícia Legislativa três vezes para restaurar a ordem.
Deputadas como Erika Kokay (PT-DF) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) demonstraram solidariedade a Xakriabá, afirmando que não tolerarão silenciamento ou violência política.
O projeto em questão é apoiado pela bancada ruralista e é alvo de críticas de partidos de esquerda e defensores de pautas indígenas e ambientais.
Motta lamentou os incidentes, reafirmando sua oposição a qualquer forma de violência.