Confronto entre Tailândia e Camboja chega ao segundo dia e 60 mil se retiram de zonas de fronteira
Conflitos entre Tailândia e Camboja resultam em milhares de refugiados e aumento das tensões na região. A disputa territorial, marcada por confrontos recentes, já deixou ao menos 14 mortos na Tailândia e um no Camboja.
Cerca de 60 mil pessoas evacuaram da zona de fronteira entre Tailândia e Camboja nesta sexta-feira (25) devido aos confrontos que já mataram 14 pessoas na Tailândia e uma no Camboja.
A tensão começou em maio após a morte de um soldado cambojano. O conflito escalou em 23 de setembro, com ferimentos em soldados tailandeses devido a uma mina terrestre que, segundo a Tailândia, foi colocada em áreas previamente seguras.
Como resposta, a Tailândia expulsou o embaixador cambojano e retirou seu próprio embaixador do Camboja. O país vizinho negou as acusações da Tailândia, afirmando que as minas são um legado de guerras passadas.
Os confrontos ocorreram em várias áreas, com destaque para:
- Chong Bok e Phu Makhuea (província de Ubon Ratchathani)
- Phanom Dong Rak (província de Surin)
- Próximo ao templo de Ta Muen Thom
O Exército tailandês relatou um soldado e 13 civis mortos, incluindo crianças, e 15 soldados e 30 civis feridos. Um homem cambojano foi morto por um foguete tailandês em uma pagoda.
A Tailândia negou bombardeios a áreas civis, acusando o Camboja de usar “escudos humanos”. O Camboja, por sua vez, denunciou ataques aéreos próximos ao templo de Preah Vihear, um patrimônio mundial da UNESCO.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias