HOME FEEDBACK

Conectar elite a projetos inovadores é desafio da educação

A live discutiu a importância da conexão entre inovadores e filantropos no Brasil, destacando a necessidade de diversificação de investimentos sociais. Especialistas compartilharam insights sobre a cultura de doação e o impacto de iniciativas como o Prêmio LED na educação e na responsabilidade social corporativa.

Conectar inovadores a filantropos é um desafio crucial do investimento social em educação no Brasil. A comunicação desempenha um papel vital nesse processo, ajudando a financiar projetos fora do radar das grandes empresas, que ainda se concentram no Sudeste.

Esses pontos foram discutidos na live “Onde a educação e os negócios se encontram”, realizada pelo Valor Econômico e Valor Social, com Patricia Kunrath Silva, do Gife, e Mariana Vasconcellos, da Globo.

Silva destacou que o Brasil tem um baixo grau de filantropia em comparação aos EUA, onde a cultura de doação é mais forte. “Precisamos mudar isso para garantir mais autonomia às iniciativas sociais”, enfatizou.

As participantes discutiram o impacto do investimento social privado e como iniciativas como o Prêmio LED têm influenciado positivamente políticas públicas e ações empresariais. Vasconcellos ressaltou que o Prêmio não é apenas uma premiação, mas se tornou uma política pública e uma política interna da Globo.

Conforme os dados do Censo Gife 2022/23, a educação representa 42% do investimento social no Brasil, mas a filantropia ainda reflete a concentração de renda, com maior presença no Sudeste e gerida, em sua maioria, por pessoas brancas.

A íntegra da live pode ser acessada no canal do YouTube do Valor.

Leia mais em valoreconomico