Como é viver no 'país mais feliz do mundo'
Finlândia é reconhecida pela ONU como a nação mais feliz do mundo, mas seus habitantes preferem falar sobre contentamento e satisfação com a vida. A conexão com a natureza e o equilíbrio se destacam como essenciais para a experiência de felicidade no país.
A Finlândia foi eleita a nação mais feliz do mundo pelo oitavo ano consecutivo, segundo o Relatório Mundial da Felicidade da ONU, referente a março de 2025.
Os finlandeses, modestos sobre o prêmio, veem termos como contentamento e satisfação como mais apropriados que "felicidade". O presidente Alexander Stubb afirmou que acertar no básico – segurança, liberdade e igualdade – é fundamental.
Os viajantes estão se conectando à felicidade finlandesa, buscando experiências como a cultura da sauna, a gastronomia única e a natureza exuberante.
Teemu Ahola, da Visit Finland, menciona que a felicidade é composta por elementos como segurança e conexões genuínas, e que a Finlândia é considerada um país seguro, com a liberdade de explorar recursos naturais, facilitada pelas leis de Direito de Todos.
Helsinque, a capital, é uma vitrine de satisfação com sua natureza acessível e infraestrutura que permite a prática de atividades ao ar livre.
Na região de Saimaa Lakeland, a especialista em saúde mental Mari Ahonen promove experiências de equilíbrio e bem-estar através da conexão com a natureza.
Apesar das dificuldades, os finlandeses também possuem um forte conceito de sisu – resiliência e coragem, essencial para enfrentar desafios.
Katja Pantzar ressalta que a felicidade na Finlândia é culturalmente específica e disponível a todos, com acesso à natureza e serviços públicos de alta qualidade.
Muitos finlandeses são céticos sobre o título de "nação mais feliz", mas reconhecem a valorização do que possuem.