Como é o funeral do Papa? Entenda os ritos e o significado dos três caixões
A missa de corpo presente e o cortejo fúnebre marcam a despedida do Papa Francisco, que deixa um legado de simplicidade e proximidade com o povo. O funeral, com rituais adaptados, culminará em seu sepultamento inédito na Basílica de Santa Maria Maior.
Início da despedida do Papa Francisco
Neste sábado, 26, iniciou a última etapa de despedida do Papa Francisco com a missa de corpo presente na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Falecimento
Francisco faleceu na última segunda-feira, aos 88 anos, por complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Seu estilo simples e próximo das pessoas humildes foi refletido nos detalhes do funeral.
Residência e caixão
Diferente de papas anteriores, que viveram no Palácio Apostólico, Francisco residiu na Casa Santa Marta. Seu caixão foi colocado na capela privada, sob a imagem de Cristo crucificado.
Ritos tradicionais
A cerimônia funerária é composta por três etapas, organizadas pelo camerlengo Kevin Joseph Farrell. O nome de batismo, Jorge Mario Bergoglio, foi utilizado durante a cerimônia, e o Anel do Pescador foi destruído.
Caixões
No funeral, ao contrário de Bento XVI, que teve três caixões, Francisco foi colocado em apenas um de carvalho, simbolizando sua simplicidade. Dentro, havia documentos sobre seu pontificado e moedas alusivas ao seu tempo como líder.
Exposição e cortejo fúnebre
O corpo foi exposto ao público na Basílica de São Pedro por três dias. Após a missa, ocorreu um cortejo fúnebre de 6 quilômetros pelas ruas de Roma, rompendo novamente com as tradições.
Local de sepultamento
Francisco será o primeiro papa em mais de 100 anos a ser enterrado fora da Basílica de São Pedro, na Basílica de Santa Maria Maior, reforçando seu desejo de proximidade com o povo.
Próximo conclave
O conclave para a eleição do novo papa está marcado para 6 de maio, com a participação de 135 cardeais eleitores. Entre os favoritos estão Matteo Zuppi, Pietro Parolin e Luis Antonio Tagle.