HOME FEEDBACK

Como bandeira da Ferrari virou símbolo dos protestos contra o governo na Sérvia

A bandeira da Ferrari se tornou um símbolo icônico de resistência em protestos na Sérvia desde os anos 90. Sua presença constante reflete a luta da população contra injustiças políticas e sociais ao longo das décadas.

Protestos na Sérvia têm visto a bandeira da Ferrari como símbolo de resistência há quase 30 anos. Recentemente, ela esteve presente em grandes manifestações exigindo responsabilidade pelo desabamento de uma estação ferroviária que resultou na morte de 16 pessoas.

Igor Balmazovic, portador da bandeira, destaca: "Sempre que protestamos contra a injustiça, ela está lá". Os protestos atuais são os mais intensos desde 2012, sob o governo de Aleksandar Vucic.

A bandeira foi inicialmente adotada em 1996 durante protestos contra o então presidente Slobodan Milosevic, após ele ignorar os resultados eleitorais. Desde então, tornou-se um símbolo de luta, resistência e esperança.

Vucic enfrenta críticas por autoritarismo e corrupção, e após o desastre de Novi Sad, algumas prisões ocorreram, mas muitos consideram a resposta insuficiente. Os manifestantes, apoiados por estudantes e uma ampla coalizão, continuam firmes.

A bandeira agora inspira a nova geração e é carregada por jovens como Nikola Boca, que vêem nela um símbolo de continuidade. "Foram os estudantes que acordaram", diz Balmazovic, sonhando com um futuro onde possam pendurar a bandeira em sinal de vitória.

Por enquanto, ela ainda é um poderoso emblema de esperança e luta nas ruas de Belgrado.

Leia mais em bbc
BBC