HOME FEEDBACK

Como a geopolítica pode desempenhar um novo papel nas perspectivas para o Brasil

Tensões entre EUA e Brasil aumentam com ameaças tarifárias e discursos políticos, enquanto impacto econômico e popularidade de Lula fazem parte da discussão. Economistas destacam que a geopolítica poderá influenciar as perspectivas futuras do país.

Intensificação das Tensões Geopolíticas entre EUA e Brasil

Nas últimas semanas, as tensões entre Estados Unidos e Brasil aumentaram, segundo o JPMorgan.

Após a ameaça do governo dos EUA de impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, o presidente Lula fez um pronunciamento, afirmando que plataformas digitais devem cumprir as leis brasileiras e que o governo está aberto a negociações e retaliações.

O presidente americano, Donald Trump, enviou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, expressando preocupação com o que ele vê como “tratamento terrível” e pedindo o fim de “ataques políticos e censura”.

O senador Lindsey Graham citou o Brasil ao defender um projeto que permite tarifas de até 100% sobre países que compram petróleo da Rússia. Esse sentimento foi ecoado pelo secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

O diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA, Kevin Hassett, também mencionou o Brasil em discussões sobre comércio. O Brasil importa mais de 90% de seus combustíveis refinados e fertilizantes da Rússia, que são essenciais para o setor agrícola brasileiro.

Impactos Econômicos

Os economistas do JPMorgan alertam sobre uma nova escalada nas relações EUA-Brasil, que pode se tornar um obstáculo ao crescimento do PIB. No entanto, mantêm o cenário econômico inalterado por enquanto.

  • Tarifas de 50% estão no topo das tarifas impostas pelos EUA.
  • Antes de 2022, o Brasil importava pouco da Rússia, sugerindo que essas importações podem ser substituídas.

A proposta de lei dos EUA não menciona fertilizantes russos, mas a geopolítica pode ter um papel crescente nas perspectivas econômicas do Brasil.

Popularidade do Governo Lula

Duas pesquisas recentes revelaram uma recuperação na popularidade do governo Lula, com uma leve elevação nas avaliações.

Aumentos de apenas 3 pontos percentuais ocorreram após meses de queda. As tarifas dos EUA também contribuíram para a melhoria.

Monitoramentos internos do governo mostram melhora após a resposta do presidente ao anúncio de Trump.

Leia mais em infomoney