Comitiva de Lula para funeral do Papa Francisco terá Barroso e Alcolumbre
Lula liderará comitiva ao funeral do Papa Francisco com a presença de importantes autoridades do governo. O presidente lamenta a morte do pontífice e decreta luto oficial de sete dias no Brasil.
Comitiva do presidente Lula ao funeral do Papa Francisco contará com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, ambos já confirmados. O chefe da Câmara, Hugo Motta, também foi convidado.
Cerimônias de despedida começam no sábado. Lula viajará com a primeira-dama, Janja, e ministros, com a composição da comitiva a ser anunciada oficialmente. O embarque para Roma está agendado para esta quinta-feira, por volta das 22 horas.
O Papa Francisco faleceu na segunda-feira aos 88 anos devido a um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil e lamentou a perda, destacando que a humanidade perdeu "uma voz de respeito e acolhimento ao próximo".
O presidente relembrou encontros anteriores com o pontífice, incluindo em junho de 2023 e durante a cúpula do G7 no ano passado. Em sua nota, Lula enfatizou: "Compartilhamos ideais de paz, igualdade e justiça que o mundo sempre precisou".