Comissão dos EUA recolhe 5 milhões de piscinas após pelo menos 9 crianças se afogarem
Americanas recolhem 5 milhões de piscinas desmontáveis após mortes de crianças. As empresas envolvidas aconselham os proprietários a solicitar kits de reparo e revisar as normas de segurança.
Cerca de 5 milhões de piscinas desmontáveis estão sendo recolhidas nos EUA devido a uma falha de design que contribuiu para a morte de pelo menos nove crianças desde 2007, segundo a CPSC.
As piscinas, fabricadas por Bestway, Intex e Polygroup, têm uma faixa de compressão externa que permite que crianças escalem e entrem sem escadas, criando um risco de afogamento.
A CPSC recomenda que os proprietários contatem os fabricantes para solicitar um kit de reparo. As piscinas foram vendidas em lojas como Walmart, Amazon, Costco e Target desde 2002, e algumas até 2025.
As fabricantes afirmaram estar comprometidas com a segurança e trabalhar em novos padrões desde 2023. Em 2012, a Intex modificou o design de suas piscinas.
Entre 2007 e 2022, as mortes ocorreram em Califórnia, Texas, Flórida, Michigan, Wisconsin e Missouri. A CPSC informou que também houve outros três incidentes semelhantes em 2011 e 2012.
A comissão não explicou por que o aviso de recall não foi emitido antes. Os proprietários podem localizar o modelo e a marca na parte externa da piscina e são elegíveis para um kit de reparo gratuito.
O kit inclui uma corda para garantir a segurança, permitindo que os donos cortem a faixa sem comprometer a estrutura da piscina.