HOME FEEDBACK

Com queda do preço do petróleo, governo defende que Petrobras reduza preço dos combustíveis

Governo brasileiro articula redução de preços de gasolina e diesel após decisão da Opep. Medida pode trazer alívio para a inflação, que tem acelerado nos últimos meses.

A Opep decidiu aumentar a produção de petróleo a partir de maio, impactando os preços da commodity e levando o governo brasileiro a solicitar uma redução nos preços do diesel e da gasolina pela Petrobras.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está em contato com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para discutir essa possibilidade. A expectativa é que o diesel possa ter um novo reajuste em breve, seguido pela gasolina. No entanto, ainda não há um prazo definido para essa decisão.

Recentemente, a Petrobras já havia cortado o preço do diesel A para as distribuidoras em R$ 0,17 por litro no dia 1º de abril.

A redução nos combustíveis pode ajudar a aliviar a inflação no Brasil, uma vez que o transporte de cargas utiliza predominantemente caminhões. Um menor custo do diesel tende a diminuir os fretes.

Nos dois primeiros meses de 2023, o diesel teve um aumento acumulado de 5,36% e a gasolina 3,40%, de acordo com o IPCA do IBGE.

A inflação tem acelerado, e o Banco Central prevê que os resultados nos próximos seis meses podem não atender à meta de 3% ao ano com uma tolerância de 1,5 ponto percentual. Se isso ocorrer, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, precisará explicar as razões ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e as medidas a serem tomadas para atender à meta.

Leia mais em exame