HOME FEEDBACK

Com negociação travada, Rússia avança no norte da Ucrânia

Rússia intensifica ofensiva em Sumi e Kharkiv, enquanto Ucrânia realiza operações em Belgorodo. As tensões crescem em meio a um suposto cessar-fogo e negociações de paz estagnadas.

Avanços militares recentes na Ucrânia:

Com as negociações de paz de Donald Trump emperradas, a Rússia intensificou ataques em Sumi e Kharkiv, enquanto a Ucrânia realiza ações em Belgorodo.

O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirskii, relatou um aumento nas ofensivas russas, com o objetivo de criar uma zona tampão nas regiões atacadas, afastando as forças ucranianas de Kursk e Belgorodo.

Analistas militares russos indicam que ainda é cedo para determinar os objetivos exatos da ofensiva, embora a captura de Kharkiv seja uma ambição que carece de recursos militares por ora.

Rumores em Moscou sugerem que Vladimir Putin possa planejar um ataque mais amplo no verão do Hemisfério Norte.

Histórico das áreas: Kharkiv, área russófona e centro de produção de tanques na antiga URSS, foi invadida no início da guerra, retomada pelos ucranianos e alvo de incursões recentes.

A situação gera tensões dentro do exército ucraniano, com pedidos de demissão do general Sirskii, considerado desconectado da realidade atual do combate.

O presidente Volodimir Zelenski confirmou ações militares em Belgorodo, embora os analistas afirmem que as escaramuças não se comparam à invasão de Kursk no ano passado.

As operações ocorrem em meio a um suposto cessar-fogo limitado, patrocinado pelos EUA, cuja implementação não se concretizou.

Apesar dos impasses, conversas continuam. Delegações russa e americana se encontrarão em Istambul para discutir a retomada das relações diplomáticas.

Leia mais em folha