Com 'empurrão' da Petrobras, consumo de combustível deve aumentar em 3 bilhões de litros
O estudo da EPE revela um crescimento consistente na demanda por combustíveis no Brasil, especialmente por diesel e etanol, impulsionado por fatores econômicos e políticas de incentivo. A projeção para 2025 indica um aumento significativo no consumo, destacando o papel do GLP e a expectativa de uma safra promissora de cana.
Mercado brasileiro de combustíveis deve seguir em crescimento no curto prazo, com aumento na demanda por óleo diesel, etanol e gás liquefeito de petróleo (GLP), segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Em 2025, o Brasil deverá consumir 160,41 bilhões de litros a mais, representando um crescimento de 3 bilhões de litros em relação ao ano passado.
A redução média de 4,6% do preço do óleo diesel A nas refinarias da Petrobras, em vigor desde abril, pode influenciar a demanda no segundo trimestre de 2025.
O estudo aponta que o etanol hidratado atingiu máximo histórico em demanda em 2024, com crescimento de 3% em janeiro e fevereiro. As perspectivas para a safra de cana 2025/26 são otimistas.
O relatório destaca:
- Aumento contínuo no consumo de diesel devido à retomada econômica.
- Crescimento do consumo de GLP, impulsionado pelo programa Gás Para Todos.
Projeção para o diesel B, com biodiesel, é de 68,6 bilhões de litros em 2025, ligeiramente abaixo da StoneX, que prevê 69,3 bilhões de litros, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Caso a expectativa se confirme, será o nono ano consecutivo de crescimento no consumo desse combustível, impulsionado pela expectativa de safra recorde de grãos e produção industrial aquecida.
Para mais informações, acesse o Valor Empresas 360.