HOME FEEDBACK

Com bolsonaristas e membros de partidos da base, deputados repudiam corte de impostos nos alimentos: 'Medida inócua'

Parlamentares criticam medida de Lula que zera alíquotas de importação de alimentos. A moção classifica a ação como uma ameaça à cadeia produtiva e à responsabilidade fiscal do governo.

Grupo de 26 parlamentares pede moção de repúdio na Câmara dos Deputados contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de zerar alíquotas de importação de produtos alimentícios.

O requerimento é assinado por membros do bolsonarismo e por 7 deputados da base do governo (PSD, PP, MDB, Republicanos e União Brasil).

O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), destacou que a medida "prejudica toda a cadeia produtiva brasileira" e é uma intervenção econômica irresponsável.

Além disso, o documento menciona os graves prejuízos aos produtores rurais e critica a política econômica equivocada do governo, que aumenta a dívida pública e desvaloriza a moeda.

A nova medida do governo busca conter a alta dos preços dos alimentos: zerar o imposto de importação sobre carne, café, açúcar, milho, óleo de cozinha e azeite.

Segundo a pesquisa “What Worries The World”, do instituto Ipsos, a inflação é a maior preocupação dos brasileiros, atingindo 35%, acima da média global de 32%.

A pesquisa foi realizada com 25.746 pessoas em 29 países e no Brasil foram cerca de 1.000 participantes, com idade entre 16 e 74 anos.

A amostra do Ipsos é de uma parcela “mais conectada” da população, concentrada em centros urbanos e com maior poder aquisitivo.

Lista de parlamentares que assinaram o requerimento:

Leia mais em o-globo