Colono israelense atira e mata palestino que colaborou com filme vencedor do Oscar
Ativista e consultor do premiado documentário "Sem Chão" é fatalmente baleado por colono em incidente na Cisjordânia. O Exército israelense investiga e confirma a detenção de indivíduos envolvidos no ataque.
Owdeh Hathaleen, ativista palestino e consultor do documentário vencedor do Oscar "Sem Chão", foi mortally baleado por um colono israelense na Cisjordânia ocupada nesta segunda-feira (28).
Testemunhas relataram à Reuters que o exército israelense afirmou que "terroristas atiraram pedras" contra civis perto do assentamento de Carmel. Um civil armado então retornou os tiros.
A polícia israelense iniciou uma investigação, detendo um israelense e quatro palestinos, além de dois turistas presentes. A mídia palestina identificou a vítima como Hathaleen.
Alaa Hathaleen, primo da vítima, afirmou que Owdeh "estava longe e não estava fazendo nada" quando foi atingido. Um vídeo do incidente mostra uma discussão entre um grupo e um homem armado, que dispara na direção da multidão.
O documentário premiado aborda a expulsão de palestinos de vilarejos na Cisjordânia e já recebeu diversos prêmios em festivais internacionais. Em março, outro codiretor do filme sofreu um ataque por colonos.
Organizações de direitos humanos destacam o aumento da violência dos colonos desde o início da guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. Cerca de 700 mil colonos vivem entre 2,7 milhões de palestinos na região, aumentando as tensões no território ocupado.