Coca-Cola substituirá xarope de milho por cana nos EUA, diz Trump
Mudança na fórmula dos refrigerantes responde a iniciativas de saúde pública. A Coca-Cola irá substituir o xarope de milho por açúcar de cana nos produtos fabricados nos EUA, como parte do programa Maha.
Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou que a Coca-Cola adotará açúcar de cana em vez de xarope de milho nos produtos fabricados nos EUA. O anúncio foi feito na Truth Social em 16 de julho de 2025.
Essa mudança na fórmula dos refrigerantes é significativa, já que tradicionalmente, o xarope de milho com alto teor de frutose é o adoçante principal.
Trump afirmou: "Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana verdadeiro nos EUA, e eles concordaram". Ele categoriza a alteração como “simplesmente melhor”.
A decisão se alinha com as políticas de saúde pública do governo, lideradas pelo secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., que lançou o programa Maha (Make America Healthy Again), incentivando a remoção de aditivos artificiais.
RFK Jr. ressalta que o xarope de milho é prejudicial à saúde dos americanos e defende a preferência por alimentos integrais.
A Cleveland Clinic observa que o xarope de milho é comumente utilizado visto que apresenta maior estabilidade, custo reduzido e poder adoçante intenso.
Não está claro se a mudança afetará os refrigerantes diet, que são adoçados com aspartame.
Em 2024, o Brasil exportou US$ 1,55 milhão em cana-de-açúcar para os EUA, representando 96,5% do total exportado. Durante o 3º mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, as exportações aumentaram em US$ 1,38 milhão em comparação ao governo Jair Bolsonaro.
De 2019 a 2024, a proporção das exportações de cana aos EUA cresceu 72,28 pontos percentuais.