HOME FEEDBACK

Coca-Cola anuncia que vai criar versão da bebida adoçada com açúcar após pressão de Trump

Coca-Cola se adapta a pressões e irá oferecer nova versão com açúcar de cana nos EUA. Mudança ocorre em meio a tarifas impostas por Trump que podem elevar custos do produto.

Coca-Cola anuncia lançamento de versão adoçada com açúcar de cana nos EUA.

Atualmente, a bebida é adoçada com xarope de milho. A nova versão será oferecida neste outono como parte da inovação da empresa.

A decisão segue o pedido de Donald Trump, que deseja trocar o xarope por açúcar de cana.

Analistas alertam que o refrigerante pode se tornar mais caro por causa disso, uma vez que a tarifa de importação de 50% sobre açúcar brasileiro está prevista para agosto.

O Brasil é o segundo maior fornecedor de açúcar para os EUA, que podem importar até 146,6 mil toneladas anuais sem imposto. Qualquer volume acima está sujeito a uma taxa perto de 80%.

As indústrias americanas preferiram xarope de milho por ser mais barato que o açúcar. Os EUA produzem cerca de 3,6 milhões de toneladas de açúcar de cana anualmente.

As guerras comerciais da administração Trump complicam a situação e especialistas preveem aumento de custos com a troca de adoçantes, incluindo a alteração de rótulos.

Além disso, os EUA representam apenas 2,52% das vendas de açúcar do Brasil, que têm como principais mercados a China, Indonésia e Índia.

Com a nova tarifa, o açúcar brasileiro pode perder competitividade para fornecedores como México, Guatemala e União Europeia.

Leia mais em globo