HOME FEEDBACK

Claudia Sheinbaum diz que o tráfico de fentanil do México para os EUA caiu 50%

Administração de Claudia Sheinbaum intensifica combate ao fentanil e registra redução significativa no tráfico. Medidas incluem apreensões de drogas e destruição de laboratórios, mas pressão dos Estados Unidos persiste.

Tráfico de Fentanil do México para os EUA foi reduzido em 50% desde o início da administração da presidente Claudia Sheinbaum em outubro.

A informação foi divulgada na coletiva de imprensa da mandatária, cuja gestão tem como prioridade combater o opioide responsável por milhares de mortes nos EUA.

O governo Donald Trump ameaça taxar exportações mexicanas se o país não intensificar esforços para conter o tráfico.

Segundo Sheinbaum, houve aumento nas apreensões de drogas no México devido à estratégia de segurança implementada. Ela ressaltou que a ação não se limita apenas ao cartel de Sinaloa, mas inclui diversas frentes de combate ao tráfico.

Durante a gestão de Sheinbaum, foram destruídos 1.193 laboratórios de metanfetamina, impactando o crime organizado em 43 bilhões de pesos (aproximadamente 12,75 bilhões de reais).

Os principais cartéis envolvidos são Sinaloa e Jalisco Nueva Generación, classificados como organizações terroristas pelos EUA.

Sheinbaum pediu que os EUA façam sua parte no combate ao narcotráfico, citando a distribuição ilegal de fentanil nas cidades americanas.

Apesar das reduções, Trump acredita que o México não age o suficiente e ameaça impor uma tarifa de 30% sobre todas as exportações a partir de 1º de agosto.

A presidente afirmou que seu governo está se esforçando para evitar as tarifas e que, se necessário, buscará diálogo com Trump na próxima semana.

Leia mais em jovem-pan