Cirurgia de Bolsonaro já dura mais de 8 horas
Ex-presidente passa por cirurgia de emergência para desobstruir intestino após dores abdominais. A operação, que já dura mais de 8 horas, é considerada delicada pelo histórico médico complicado de Bolsonaro.
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, já dura mais de 8 horas.
O procedimento começou por volta das 10h20 de domingo, 13 de abril de 2025, e é conduzido pelo médico Cláudio Birolini. Inicialmente, a previsão era de 6 horas, mas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que a operação poderia durar mais uma ou duas horas.
Bolsonaro passou por laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. Seu quadro é considerado “estável” e os marcadores estão normais, segundo Michelle.
Após sentir dores abdominais no Rio Grande do Norte, ele foi hospitalizado. O gastroenterologista Bernardo Martins explica que a obstrução intestinal pode causar fortes dores e é de natureza delicada após múltiplas intervenções.
O cirurgião João Paulo Carvalho adverte que o quadro pode levar a complicações sérias, como desidratação e necrose intestinal, dado o alto número de cirurgias anteriores.
Esta é a 6ª cirurgia relacionada às complicações do atentado que Bolsonaro sofreu em 2018, totalizando 10 operações desde então, sendo que 6 estão ligadas ao ferimento na barriga.
Bolsonaro foi esfaqueado em 6 de setembro de 2018, enquanto cumpria agenda em Minas Gerais. O autor do atentado, Adélio Bispo de Oliveira, foi absolvido por ser considerado inimputável. As investigações confirmaram que ele agiu sozinho.