Cidadão que recebe benefício social tem direito a voto na Dinamarca, diferentemente do que diz post
Desinformações sobre votação na Dinamarca circulam nas redes sociais e envolvem legislação obsoleta. Embaixada desmente boatos e reafirma que todos os cidadãos com residência permanente têm direito ao voto.
Desinformação sobre direito ao voto na Dinamarca
Um post viral afirma erroneamente que pessoas que recebem assistência social na Dinamarca não podem votar. A publicação menciona legislação antiga que foi anulada em 1961.
A Embaixada da Dinamarca no Brasil confirmou que todos os cidadãos maiores de 18 anos com residência permanente têm direito ao voto, conforme garante o artigo 29 da Constituição dinamarquesa.
Desde 2019, informações falsas têm circulado nas redes sociais, especialmente em países latino-americanos como Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e México. A embaixada já se manifestou em várias ocasiões para esclarecer o assunto.
Anteriormente, até 1933, aqueles que recebiam a assistência denominada "Ajuda aos Pobres" estavam impedidos de votar, mas após reformas sociais, esse impedimento foi removido. A "Ajuda aos Pobres" foi oficialmente retirada da legislação em 1961.
O Comprova monitora conteúdos suspeitos sobre políticas públicas e abre investigações sobre postagens com maior alcance.
Para sugerir verificações, utilize o WhatsApp: +55 11 97045-4984.
Leia a verificação completa no site do Comprova.