Choque desinflacionário que pode vir com tarifas não é aval para o governo gastar mais, diz Estevão
Economista alerta que guerra comercial pode impactar juros no Brasil, mas critica falta de ajuste fiscal. Projeções do IIF indicam crescimento moderado para o PIB brasileiro nos próximos anos.
Marcello Estevão, diretor-gerente e economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), alerta sobre os impactos das tarifas do presidente americano Donald Trump na economia brasileira.
Segundo Estevão, o choque desinflacionário global poderá ajudar o Banco Central (BC) a subir menos os juros, mas não deve ser uma justificativa para o governo aumentar gastos.
Ele destaca que a questão fiscal no Brasil é um “problema sério” que carece de vontade política. Na sua visão, o país precisa de um ajuste fiscal mais robusto do que o atualmente proposto.
Estevão indica que o Brasil apresenta um crescimento médio de 3% nos últimos anos, mas projeta uma expansão de 2,3% do PIB em 2023 e 2,1% em 2024, descartando riscos de recessão.
Quanto aos Estados Unidos, o IIF prevê uma recessão rasa no segundo semestre de 2025, com uma queda do PIB anualizada nos últimos trimestres. A economia americana deve crescer 1,4% neste ano, caindo para 0,8% em 2026.
Estevão acredita que a recessão nos EUA poderia ser evidenciada já em maio, citando a paralisação dos gastos de consumidores e empresas. Ele critica a complexidade das negociações comerciais, afirmando que “negociar com 60 países em 90 dias é uma maluquice”.
A relação com a China também é tensa. Estevão afirma que a China não se moverá para negociar tarifas e que possui mais poder de resistência do que os EUA, podendo compensar a demanda externa com maior gasto.
No que diz respeito ao dólar, Estevão aponta riscos a longo prazo, e sugere uma migração para outras moedas, como euro e franco suíço, incentivando a agenda dos países do Brics por alternativas ao dólar.
Atualmente, Estevão é o primeiro brasileiro a chefiar o IIF e possui uma vasta experiência em instituições financeiras globais.