China vai retaliar países que priorizem acordo com os EUA
China alerta sobre retaliações a acordos comerciais que prejudiquem seus interesses. O governo chinês critica a postura dos EUA no comércio internacional e reafirma sua disposição em defender seus direitos.
China promete retaliar contra países que firmarem acordos comerciais com os EUA “às custas dos interesses chineses”. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério do Comércio da China nesta 2ª feira (21.abr.2025).
O representante respondeu a perguntas sobre como a China reagiria caso os EUA pressionassem outros países a retirar investimentos da China para conseguir tarifas mais baixas.
Ele afirmou que é legítimo buscar acordos com os EUA, mas alertou que se envolverem o enfraquecimento das relações com a China, o país “jamais aceitará” e tomará “contramedidas de forma recíproca”.
O porta-voz também criticou os EUA, dizendo que transformaram o comércio internacional em uma “lei da selva” e que os países devem se unir contra o “bullying econômico” norte-americano.
A guerra comercial entre Estados Unidos e China começou no início de abril, quando Trump anunciou o “liberation day”. Os EUA aplicaram tarifas de 145% sobre a China, que retaliou com tarifas de 125% sobre produtos norte-americanos.