HOME FEEDBACK

China se oferece para ‘trabalhar’ com Brasil em resposta a ameaças dos EUA

China reafirma parceria com Brasil e América Latina diante de ameaças norte-americanas. Em meio a tensões comerciais, Pequim destaca a importância do diálogo e da cooperação pragmática.

A China expressou sua disposição em trabalhar com países da América Latina e do Brics, incluindo o Brasil, para defender o sistema multilateral de comércio da Organização Mundial de Comércio e proteger a justiça e a equidade internacional.

A declaração ocorre em resposta à ameaça dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de sexta-feira (1).

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, enfatizou a importância da parceria com o Brasil, destacando a cooperação pragmática nas áreas de aviação e outros campos.

Guo também abordou as negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos, reiterando que a China defende o diálogo para resolver diferenças econômicas e comerciais.

Quanto à suspenção de novas medidas de controle de exportação pelos EUA, Guo não confirmou que a China adotou uma postura semelhante, mas expressou otimismo sobre a possibilidade de colaboração entre os países para implementar consensos alcançados em conversas anteriores.

Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan