China se diz 'disposta a trabalhar com o Brasil' para defender 'equidade' frente aos EUA
China se posiciona contra a sobretaxa dos EUA e reafirma parceria com Brasil. Porta-voz destaca a importância do diálogo e da cooperação no comércio internacional.
China responde sobre sobretaxa de 50% dos EUA: A China se mostrou disposta a colaborar com a América Latina e os países do Brics, como o Brasil, para defender o comércio multilateral e proteger a equidade internacional.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, enfatizou a importância da cooperação com o Brasil na aviação e outros campos e destacou a intenção de promover essa parceria com base em princípios de mercado.
Sobre as negociações comerciais entre China e EUA, que ocorrem em Estocolmo até terça (29), Guo afirmou que o diálogo deve ocorrer "com base na igualdade, respeito e reciprocidade".
Questionado sobre um possível acordo similar ao firmado entre os EUA e União Europeia, Guo reiterou a necessidade de que todas as partes resolvam diferenças através de diálogo em condições de igualdade.
A coletiva, realizada em 28 de junho, focou majoritariamente em assuntos comerciais. Guo também comentou sobre a suspensão de novas medidas de controle de exportação pelos EUA, sem confirmar ação similar da parte chinesa.
Por fim, Guo expressou a esperança de que EUA e China colaborem para implementar o consenso alcançado entre os líderes Xi Jinping e Donald Trump durante conversa recente.