China lança campanha de repressão ao abuso da tecnologia de IA
Campanha da CAC visa combater o uso indevido de inteligência artificial e promover a regulamentação no ciberespaço. O governo chinês busca fortalecer a gestão de conteúdos produzidos por IA e punir práticas prejudiciais.
A CAC (Comissão Central de Assuntos do Ciberespaço da China) lançou uma campanha contra o mau uso de IA na quarta-feira, 30 de abril de 2025.
A campanha terá duas etapas e durará cerca de 3 meses.
- 1ª fase: Foco na gestão de fontes relevantes, remoção de aplicações não autorizadas e aprimoramento da regulamentação do conteúdo produzido por IA. O governo chinês incentivará plataformas online a identificar e verificar violações das regras de uso de IA.
- 2ª fase: Abordará o uso de IA para criação e disseminação de boatos, desinformações, conteúdos obscenos, personificações e trolling. Essa fase focará na remoção de conteúdo ilegal e penalizações para contas, organizações e plataformas que violarem as regras.
O governo chinês prioriza o avanço da tecnologia de IA e sua regulamentação para evitar distorções no setor.
Na última reunião do Partido Comunista da China, o presidente Xi Jinping enfatizou que o desenvolvimento de IAs deve ser um dos focos do governo para os próximos anos, afirmando que essa tecnologia liderará “a nova revolução industrial”.
Leia mais em
poder360