HOME FEEDBACK

China estima construção simultânea de 40 usinas nucleares em 2025

China planeja construir 40 novas usinas nucleares até 2025, ampliando sua capacidade de geração de energia. O investimento no setor nuclear reflete a estratégia do país para integrar energia sustentável com o desenvolvimento da inteligência artificial.

China planeja construir 40 novas usinas nucleares simultaneamente até 2025

Esse dado é do relatório “Desenvolvimento da energia Nuclear da China 2025” da Cnea (Associação de Energia Nuclear da China), divulgado pela CGTN.

Em 2024, a China bateu recorde de investimentos em novas usinas nucleares com US$ 20,2 bilhões, US$ 7,2 bilhões a mais do que em 2023.

Atualmente, a China possui 102 projetos nucleares em operação, construção ou aprovação, totalizando mais de 113 milhões de kilowatts de capacidade.

A capacidade de unidades em construção na China é a maior do mundo por 18 anos consecutivos.

As novas usinas utilizam o reator Huatong One, desenvolvido pela CGN e pela CNNC.

A produção em massa desses reatores tem impulsionado a expansão da matriz nuclear chinesa, segundo a Cnea.

Esse investimento alinha-se ao plano da China de acelerar o desenvolvimento da inteligência artificial e a instalação de data centers pelo país.

A energia nuclear é ideal para data centers por fornecer energia contínua e não emitir gases de efeito estufa, ao contrário das fontes solar e eólica.

No dia 25 de abril, em reunião do Pcch (Partido Comunista da China), o presidente Xi Jinping destacou a importância de mobilizar recursos para o avanço da inteligência artificial, visto que esta tecnologia é estratégica para uma nova revolução industrial.

Leia mais em poder360