“China é um problema”, diz presidente do conselho da Abimaq
Gino Paulucci Junior alerta que tarifas americanas podem acelerar a invasão de produtos chineses no Brasil. O presidente da Abimaq destaca o risco para o setor de máquinas e equipamentos, especialmente no agronegócio.
Gino Paulucci Junior, presidente do conselho da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), alertou em entrevista ao Poder360 que o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser um problema para o Brasil.
Segundo Paulucci Junior, o aumento das tarifas, que superam 100%, sobre produtos chineses pode resultar na invadição do mercado brasileiro por maquinários chineses, especialmente do setor agrícola.
Ele destacou: “A China é uma grande produtora de tratores e implementos agrícolas. Se eles tiverem que desovar algo que já está pronto ou em fase final de produção, eles vão entrar chutando o balde, como se diz no campo.”
A entrevista foi concedida durante a Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorre de 28 de abril a 2 de maio. Paulucci observou que a presença chinesa em feiras do setor tem aumentado continuamente ao longo dos anos, evidenciando uma tendência natural.