China e EUA ‘continuarão trabalhando’ para prorrogar sua trégua tarifária
Negociações em andamento entre EUA e China buscam prorrogar a trégua tarifária que aliviou tensões comerciais. Representantes destacam a importância de um diálogo contínuo para evitar novas tarifas altas.
Estados Unidos e China “continuarão trabalhando” para estender sua trégua tarifária, afirmou o representante de comércio internacional da China, Li Chenggang, nesta terça-feira (29).
Os comentários ocorreram após negociações em conjunto na Suécia com delegados americanos, incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
A trégua, negociada em maio em Genebra, está em vigor até 12 de agosto e visa prolongar a pausa de 90 dias nas represálias tarifárias que resultaram em taxas de 125% e 145% sobre produtos americanos e chineses, respectivamente. Atualmente, essas tarifas foram reduzidas para 10% e 30%.
Li Chenggang destacou que as conversas foram “francas, profundas e construtivas” e que ambos os países planejam manter uma comunicação próxima sobre questões econômicas e comerciais.
Essas discussões ocorrem em um momento crítico, já que as tarifas para a maioria dos parceiros comerciais dos EUA aumentarão em 1º de agosto.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias