China e EUA concordam em prolongar trégua tarifária
China e EUA buscam prorrogar trégua tarifária de 90 dias em negociações em Estocolmo. Os representantes não anunciaram avanços concretos, mas reafirmaram a intenção de reduzir tensões comerciais.
China e EUA concluem negociações comerciais em Estocolmo
Representantes da China e dos EUA finalizaram, nesta terça-feira (29.jul.2025), o 2º dia de negociações comerciais em Estocolmo, Suécia.
As delegações concordaram em trabalhar pela extensão da trégua tarifária de 90 dias, estabelecida em 14 de maio, mas não anunciaram avanços ou a duração da extensão.
O principal negociador da China, Li Chenggang, afirmou que “ambos os lados continuarão a pressionar pela extensão contínua da pausa na parte de 24% das tarifas recíprocas dos EUA e pelas contramedidas da China”.
Não foram fornecidos detalhes sobre o início ou a duração da extensão. A Casa Branca e o USTR ainda não se manifestaram sobre o acordo.
O encontro visava reduzir as tensões na guerra comercial e discutir questões econômicas, evitando aumento de medidas protecionistas.
As negociações foram lideradas pelo vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng e pelo secretário do Tesouro dos EUA Scott Bessent.
As conversações podem preparar o terreno para uma futura reunião entre Donald Trump e Xi Jinping no final de 2025, ainda sem confirmação oficial.
Na segunda-feira (28.jul), os EUA suspenderam restrições às exportações de tecnologia para a China, visando facilitar o diálogo.