HOME FEEDBACK

China e EUA ainda não conversaram sobre tarifas, diz governo chinês

China afirma ainda não ter iniciado diálogo sobre tarifas comerciais com os EUA. Porta-voz destaca posição clara do país na disputa e propõe negociação equitativa.

Ministério das Relações Exteriores da China informa que diálogo sobre tarifas comerciais com os EUA ainda não começou.

O porta-voz, Guo Jiakun, afirmou que não houve “consultas” para resolver a questão e um acordo parece distante.

A China está aberta a negociar uma redução nas tarifas, mas destaca que a guerra comercial foi iniciada pelos EUA.

Jiakun enfatizou que o diálogo deve ser equitativo, respeitoso e mutuamente benéfico, e sugeriu que os EUA cancelem as medidas unilaterais.

Na quarta-feira (23.abr), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as autoridades americanas conversam diariamente com a China. Ele acredita na possibilidade de um “grande acordo” comercial.

Trump mencionou que mudanças nas tarifas de 145% dependem da China, enquanto antes, na terça-feira (22.abr), ele indicou que as tarifas seriam reduzidas “substancialmente”.

Embora Trump tenha sinalizado progresso, a China não confirmou negociações em andamento, mas mostrou uma possível mudança em sua política externa comercial.

Recentemente, Pequim nomeou Li Chenggang como novo negociador comercial, uma figura experiente nas relações com os EUA, cargo que ocupou anteriormente entre 2018 e 2021, quando ajudou a evitar aumento nas tarifas em 2019.

Leia mais em poder360