HOME FEEDBACK

China anuncia subsídios para cuidados com crianças a fim de impulsionar a natalidade

Governo chinês busca estimular natalidade com subsídios para cuidados infantis, após queda significativa na população. Medida visa apoiar casais jovens que hesitam em ter filhos devido aos altos custos da criação.

China anuncia subsídios para cuidados infantis

Nesta segunda-feira (28), a China revelou que começará a oferecer subsídios para aumentar a taxa de natalidade, que tem caído nos últimos anos.

Segundo a agência estatal “Xinhua”, o governo disponibilizará 3.600 yuans por ano (aproximadamente US$ 502) por cada criança com menos de três anos de idade.

Importante: o pagamento será retroativo e aplicável a qualquer criança dentro dessa faixa etária, independentemente de ser o primeiro, segundo ou terceiro filho.

O principal objetivo é apoiar jovens casais que têm adiado a decisão de ter filhos devido aos altos custos.

Essa nova política surge após três anos consecutivos de declínio populacional. Em 2024, a China teve 9,54 milhões de nascimentos, comparado a 18,8 milhões em 2016, quando a política do filho único foi encerrada.

Além disso, em 2023, a China foi ultrapassada pela Índia, tornando-se o segundo país mais populoso do mundo.

A queda na taxa de natalidade é alarmante devido à redução da população em idade ativa, o que pode afetar a oferta de mão de obra e comprometer a produtividade do país.

Leia mais em valoreconomico