China acusa EUA de protecionismo, unilateralismo e "bullying" econômico
China critica política tarifária dos EUA e pede ação das empresas americanas. A relação comercial entre os dois países se agrava com reciprocidade de tarifas e ações na OMC.
China acusa EUA de unilateralismo e bullying econômico
A China, por meio do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, criticou os Estados Unidos, acusando-os de praticarem unilateralismo, protecionismo e bullying econômico com suas políticas tarifárias.
O governo chinês pediu que empresas americanas, incluindo a Tesla, tomem ações concretas para resolver a situação.
Na última quarta-feira (02), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa adicional de 34% sobre bens chineses, além de tarifas de 10% em fevereiro e março, com base na participação da China na crise do fentanil.
A China retaliou com tarifa de 34% sobre produtos americanos e suspendeu a importação de sorgo, aves e farinhas de ossos de empresas dos EUA. O país também impôs controles mais rigorosos sobre exportações de minerais raros.
Vinte e sete empresas americanas foram adicionadas a listas de entidades não confiáveis e sujeitas a controle de exportações. A China também apresentou uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas de Trump.
Não há informações se o líder chinês, Xi Jinping, planeja se reunir com Trump para discutir as tarifas.