Chefe do ChatGPT admite interesse em comprar Chrome do Google
Nick Turley sugere que a compra do Chrome poderia melhorar a experiência do usuário ao integrar IA e navegador. O julgamento sobre o monopólio do Google pode resultar em mudanças significativas nas práticas da gigante da tecnologia.
Nick Turley, chefe do ChatGPT na OpenAI, expressou interesse na aquisição do Chrome, navegador da Google, se a empresa for obrigada a vendê-lo. A declaração foi feita durante seu testemunho no julgamento sobre práticas monopolistas da Alphabet, proprietária do Google.
Em 2024, um juiz federal concluiu que a Google monopolizou o mercado de buscas. Turley disse: “Sim, estaríamos, assim como muitas outras partes”, ao ser questionado sobre a compra do Chrome. Ele acredita que a aquisição poderia oferecer uma experiência integrada e centrada em IA.
A OpenAI já possui um acordo com a Apple para integrar o ChatGPT ao iPhone, mas não conseguiu parceria semelhante com a Samsung, citando a dificuldade na distribuição do software de IA como um empecilho.
Um executivo da Google confirmou que a компания está em negociações para pré-instalar seu sistema de IA, Gemini, em dispositivos sul-coreanos. Apesar disso, Turley mencionou que a Google tem maior capacidade de investimento do que a OpenAI.
O julgamento sobre o monopólio do Google prosseguirá até agosto, quando o juiz Amit Mehta decidirá as mudanças que a empresa deve implementar. Entre as propostas do Departamento de Justiça dos EUA, estão a venda do Chrome, licenciamento de dados de buscas e o fim de contratos exclusivos.
A Google argumenta que essas medidas poderiam prejudicar a qualidade dos produtos e a competitividade dos EUA no mercado global.