Chefe de compras da Renault é apontado o principal candidato a CEO, dizem fontes
Francois Provost é considerado o favorito para a posição de CEO da Renault em meio a desafios financeiros e de mercado. O conselho da montadora se reunirá em breve para tomar uma decisão sobre a nova liderança.
Francois Provost, chefe de compras da Renault, é o principal candidato ao cargo de CEO da montadora francesa, segundo fontes da Bloomberg News.
Um novo diretor executivo pode ser anunciado ainda esta semana. O conselho de administração da Renault se reunirá na quarta-feira (30) para aprovar resultados e discutir a nomeação do CEO.
Os principais candidatos são Provost, de 57 anos, e Denis Le Vot, chefe da Dacia. Provost é visto como o favorito e protegido do ex-CEO Luca de Meo, estando na empresa há mais de 20 anos. A situação atual é fluida e pode mudar.
Após a notícia, as ações da Renault subiram 1,9% em Paris, mas ainda apresentam queda de cerca de 27% no ano. A montadora enfrenta desafios como demanda fraca na Europa, tensões comerciais e concorrência crescente, especialmente da BYD, fabricante chinesa.
A Renault deve divulgar os lucros do primeiro semestre na quinta-feira. De Meo renunciou em junho para liderar a Kering, detentora da Gucci. Duncan Minto foi nomeado CEO interino.
O novo chefe enfrentará desafios, como a unidade de veículos elétricos e software Ampere, além de ter que decidir sobre a aliança com a Nissan e a estratégia em relação à China.
Provost ingressou na Renault em 2002 e ajudou a estabelecer parcerias, como com a Geely, e na saída da Renault da Rússia após a invasão da Ucrânia.
Veja mais em bloomberg.com