HOME FEEDBACK

Chefe da Otan adverte China, Índia e Brasil sobre risco de sanções por seus vínculos com a Rússia

Rutte adverte que sanções dos EUA podem impactar Brasil, China e Índia se a Rússia não buscar paz na Ucrânia. O secretário-geral da Otan destaca a importância desses países em pressionar Putin por um cessar-fogo imediato.

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, advertiu que Brasil, China e Índia podem enfrentar sanções secundárias dos EUA se a Rússia não iniciar negociações de paz com a Ucrânia.

Rutte recomendou que esses países pressionem Vladimir Putin por um cessar-fogo, alertando que as consequências podem ser severas:

  • “Isso pode atingi-los com força” - Rutte aos jornalistas.

As declarações vieram após o anúncio do presidente Donald Trump, que deu um prazo de 50 dias para a Rússia iniciar conversas de paz, alertando sobre “tarifas secundárias” de 100% e outras sanções.

Embora Trump não tenha mencionado diretamente os três países, eles continuam a comprar petróleo e derivados da Rússia desde a invasão da Ucrânia em 2022. Há uma pressão no Congresso para um projeto de lei que impõe tarifas de 500% a países que negociam com a Rússia.

O senador Richard Blumenthal afirmou que continuará a promover sanções para dissuadir esses países de “alimentar a máquina de guerra de Putin”.

Essas medidas podem complicar as negociações dos EUA com a Índia e a China, com a Índia perto de um acordo para tarifas de 20% e relações com a China melhorando após uma trégua comercial.

Leia mais em o-globo