Chefe da diplomacia do Irã viajará para Moscou para discutir as negociações com EUA
Araqchi se reunirá com autoridades russas para discutir as recentes negociações nucleares com os EUA. A viagem à Moscou ocorre antes de uma nova rodada de diálogos marcada para Roma.
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, viajará a Moscou para discutir negociações sobre o programa nuclear iraniano com a Rússia, antes de uma nova rodada de conversações em Roma.
As conversas com os Estados Unidos, mediadas pelo sultanato de Omã, foram as primeiras desde o colapso do acordo nuclear de 2015. O Irã nega acusações de busca por armas nucleares, afirmando que seu programa é puramente civil.
As negociações foram acordadas para continuar em 19 de abril, e Araqchi se reunirá com o ministro russo Serguei Lavrov durante sua visita, que já estava planejada, segundo o porta-voz diplomático iraniano, Esmail Baghai.
O acordo de 2015 previa alívio de sanções em troca de supervisão do programa nuclear pelo Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Contudo, após a retirada dos EUA em 2018, o Irã acelerou seu programa nuclear.
Donald Trump comentou que resolver a situação com o Irã seria "muito fácil". O Irã, desde a saída dos EUA, enriqueceu urânio a 60%, longe do limite de 3,67% estipulado pelo acordo.
Além disso, Rafael Grossi, chefe da AIEA, anunciará uma visita ao Irã esta semana, com previsão de ocorrer na quarta-feira.