ChatGPT supera redes sociais e alcança o 1º lugar entre os apps mais baixados do mundo pela primeira vez
O ChatGPT se destacou em março com um crescimento de 28% em downloads, totalizando 46 milhões, e superou redes sociais que dominavam o topo do ranking. A popularidade da ferramenta foi impulsionada por atualizações que melhoraram suas capacidades de geração de imagens.
ChatGPT foi o aplicativo mais baixado do mundo em março, pela primeira vez superando TikTok e Instagram.
O crescimento foi de 28% em relação a fevereiro, totalizando 46 milhões de downloads. Esses dados são da Appfigures Intelligence, que monitora o desempenho de apps.
TikTok caiu para a terceira posição, com 45 milhões de downloads, enquanto o Instagram ficou em segundo lugar. A Appfigures observou que as redes sociais dominaram o ranking por muito tempo, mas esse ciclo pode estar mudando.
No top 5, além do ChatGPT, TikTok e Instagram, estão Facebook (4º) e WhatsApp (5º). O ranking é completado por Temu (6º), CapCut (7º), Telegram (8º), Snapchat (9º) e Threads (10º), totalizando 339 milhões de downloads em março.
A procura pelo ChatGPT aumentou após uma atualização que ampliou suas capacidades de geração de imagens. A nova funcionalidade sobrecarregou os servidores, levando à imposição de limites temporários de uso.
Segundo a Appfigures, o número de downloads do ChatGPT no primeiro trimestre de 2025 foi 148% maior do que no mesmo período de 2024. Ariel Michaeli, da Appfigures, disse: "O ChatGPT está virando um verbo, como o Google nos anos 2000."
Sam Altman, CEO da OpenAI, informou que o ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em uma hora após a atualização, um avanço significativo em relação aos primeiros dias após seu lançamento.