Chanceler do Brasil diz a Rubio que Judiciário é independente e 'não se curvará a pressões externas'
Ministro destaca a independência do Judiciário brasileiro em reunião com diplomata dos EUA. Vieira se posiciona contra ingerências nas decisões judiciais e discute respostas às sanções americanas.
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, encontrou-se nesta quarta-feira com o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, em Washington.
Durante o encontro, Vieira reafirmou que o Judiciário do Brasil é independente e não se submeterá a pressões externas. Ele considerou inaceitável a ingerência na soberania nacional, especialmente em relação ao processo judicial do ex-presidente Bolsonaro.
Vieira destacou a posição do governo brasileiro em responder às medidas adotadas pelos EUA e concordou com a necessidade de manter o diálogo para resolver problemas bilaterais.
O ministro retorna ao Brasil ainda hoje para relatar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o que discutiu nos EUA e avaliar as respostas do Brasil às novas sanções.
Recentemente, o presidente Donald Trump anunciou sanções contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que teve o visto suspenso e está sujeito a bloqueio de bens nos EUA.
Trump também assinou um decreto que aumenta a tarifa sobre exportações brasileiras para 50%, após um adiamento de sete dias para a implementação da sobretaxa.
Rubio, por sua vez, alertou em uma rede social que as ações contra Moraes são um aviso a quem viola direitos fundamentais.