CEO da Intel reafirma compromisso com plano de produção de chips para terceiros
Lip-Bu Tan destaca o compromisso da Intel com a estratégia de foundry, enfatizando a importância da empresa na fabricação de chips para terceiros. A Intel se prepara para enfrentar desafios e aumentar sua capacidade de produção em um mercado em crescimento.
Novo CEO da Intel, Lip-Bu Tan, fala sobre a estratégia de foundry durante evento em San Jose.
Tan reafirma o compromisso da Intel em se tornar líder na fabricação de chips para terceiros, apesar dos desafios financeiros e competitivos.
Ele destaca a oportunidade significativa no crescimento da demanda por chips, que deverá atingir uma indústria de trilhões de dólares.
O CEO, em seu discurso, afirmou: "Estou comprometido em tornar a Intel Foundry bem-sucedida", reconhecendo áreas que precisam de melhorias.
A Intel, historicamente focada na produção de seus próprios chips, iniciou a mudança em 2021 para oferecer fabricação a outras empresas. No entanto, enfrenta desafios na conquista de clientes relevantes e concorrência com rivais como TSMC e Samsung.
Com cinco semanas no cargo, Tan anunciou que a Intel planeja aumentar sua capacidade de fabricação para atender a demanda crescente: "Somos a única empresa que realiza P&D de semicondutores avançados e fabricação nos EUA."
A Intel investiu US$ 90 bilhões no projeto de foundry entre 2021 e 2024. Novos avanços no Intel 18A foram anunciados, com produção de testes iniciada. Essa tecnologia visa data centers focados em inteligência artificial e computação em nuvem.
O plano da Intel também inclui a futura tecnologia Intel 14A, que trará melhorias em consumo de energia e começará a ser usada em projetos piloto no próximo ano.
Tan comentou sobre a importância do apoio do governo dos EUA para a liderança em tecnologia e fabricação de chips, especialmente considerando as pressões tarifárias atuais.