HOME FEEDBACK

Centrais sindicais apoiam irmão de Lula ligado a sindicato investigado

Centrais sindicais se unem em defesa de Frei Chico, alegando que investigações têm motivações políticas. A carta enfatiza o compromisso de Frei Chico com ideais modestos, enquanto criticam a forma como as fraudes estão sendo utilizadas contra o governo.

Seis centrais sindicais declararam apoio a José Ferreira da Silva, Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é vice-presidente do Sindnapi, uma das 11 organizações investigadas na operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS.

Em carta aberta divulgada nesta segunda-feira (28.abr.2025), os representantes sindicais criticam a “politicagem eleitoral”. Afirmam que Frei Chico “jamais utilizou a estrutura sindical ou política em benefício próprio” e que a investigação está sendo usada como ataque ao governo e ao sindicalismo.

A Polícia Federal deflagrou a operação em 23 de abril de 2025, para investigar irregularidades em descontos nos benefícios de aposentados e pensionistas.

Os sindicatos argumentam que a Contag e o Sindnapi estão sendo “injustamente atacados” e pedem que o foco da investigação não desvie para questões políticas.

Apesar das críticas, as centrais sindicais apoiam a ação da PF e defendem “o ressarcimento de todos que tiveram benefícios surrupiados por organizações de má-fé”.

Leia mais em poder360