HOME FEEDBACK

Celular de Bolsonaro tinha contato de Moraes e mensagens a Fux

Polícia Federal apreende celular de Jair Bolsonaro e encontra contatos de ministros do STF. Mensagens trocadas com Luiz Fux foram enviadas dias antes da apreensão, mas sem respostas.

A Polícia Federal (PF) encontrou o telefone do ministro do STF Alexandre de Moraes na agenda de Jair Bolsonaro.

A informação, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta 3ª feira (28.jul.2025), foi obtida durante a apreensão do celular de Bolsonaro em maio de 2023. A investigação foca em possíveis fraudes em certificados de vacinação.

No total, foram extraídos 7.268 arquivos do aparelho. O conteúdo analisado concentrou-se na semana anterior à apreensão, pois conversas mais antigas foram apagadas. O contato de Moraes era usado durante o mandato de Bolsonaro, mas foi posteriormente substituído. Nenhum diálogo entre eles foi encontrado.

Em relação ao ministro Luiz Fux, Bolsonaro enviou duas mensagens via WhatsApp dois dias antes da apreensão. Uma delas era um vídeo do ex-presidente sendo aplaudido em uma feira de agronegócio, onde agradece e menciona a Agrishow.

Não houve resposta de Fux e não foram encontrados mais diálogos entre os dois. Fux, que foi presidente do STF de 2020 a 2022, teve contato com Bolsonaro de maneira institucional.

Atualmente, Fux integra a 1ª Turma do STF, que analisa o processo contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022. O ministro tem divergido do relator Alexandre de Moraes, sendo o único a votar contra a tornozeleira eletrônica para o ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro não comentou o assunto e os ministros do STF também não se manifestaram.

Leia mais em poder360